Tendências Verão 2016 – Espadrille

Por:Jaqueline
Bebê | Calçados | Criança | Tendência de Moda

17

mai 2016

Esse tipo de calçado é perfeito para as crianças, principalmente no verão, por ser leve, macio, confortável e fresco(permite que o pé “respire”), porque geralmente é feito de algodão.

Existe uma grande variedade de espadrilles ou alpargatas(como também são conhecidas), mas basicamente são divididas em duas classes: sem fitas e com fitas para ajustar nas pernas. Em alguns modelos se usa a juta no solado (um tipo de fibra rústica para fazer cordas) . É um calçado unissex, mas tem a versão feminina com salto Anabela.

Por ser muito popular, consagrou-se como parte de trajes típicos de vários países, como por exemplo, Venezuela e boa parte da Espanha.

A espadrille tem uma história bem legal! Ela surgiu na Espanha, no séc. XIV quando soldados e trabalhadores resolveram queimar um tipo de cacto para fabricar a sola desse sapato e garantir que seus pés ficariam isolados em caso de frio, umidade ou calor.

Loja de espadrille na Espanha em 1928

Loja de espadrilles

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em meados do séc. XX, a espadrille já havia se popularizado entre os trabalhadores rurais por ser um sapato confortável e ao mesmo tempo aguentar o trabalho pesado. Porém, com o progresso da região, esses trabalhadores começaram a migrar do trabalho rural para as indústrias e, portanto, não precisavam mais de sandálias tão rústicas. Com isso, muitas das fábricas de espadrille que haviam surgido, acabaram fechando. Mas, incrivelmente, uma delas resistiu à crise e funciona até hoje! É a fábrica da família Castañer, que deu um salto enorme nos negócios, quando resolveu “glamourizar” a peça levando amostras para feiras de moda na França, na década de 70. Foi então que ela caiu no gosto de ninguém menos que Yves Saint-Laurent e Jean Paul Gaultier. Pronto, a partir daí estava consolidada uma marca que tem três séculos de história e se tornou a mais poderosa do ramo! Hoje em dia, a Castañer fornece para algumas grifes como: Louboutin, Hermes e Lanvin. Uau!!!

A infinidade de modelos e cores encontrados atualmente vem embelezar ainda mais o nosso verão 2016! E o melhor: elas combinam com tudo! Saias e vestidos curtos e longos, shorts e calças!

 

E se você preferir comprar as tradicionais espadrilles espanholas, dê uma olhada nesta marca: http://espadrillesetc.com  Eles entregam aqui no Brasil!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe: